0 TAI CHI CHUAN

E 0 AÏ KI DO

 

CAPITULO X

Dr Bernard Auriol

 

 



 

         

 

1. 0 TAÏ CHI CHUAN

 

Histórica e geograficamente, o Taï Chi Chuan situa se entre a Ioga indiana (e tibetana) e o Zen japonês com sua aplicação em técnicas de combate. Aparentemente trata se de uma dança (muito agradável aos olhos, muito estética); mas a profundidade de sua origem afasta a de qualquer superficialidade ou mundanismo: é ação centrada no vazio incomensurável dó Não Agir do Ser em sua essência, segundo a filosofia do Tao. É tão pouco ginástica quanto a Hatha Ioga real ou o método Mézière. Entretanto nela se impõe a necessidade de corresponder a uma perfeição, de enquadrar o movimento, a respiração, a energia e o peso. Paradoxalmente, esse método de relaxamento em movimento implica esforços, tensões no começo da prática; ou melhor, implica a consciência da utilização, para obter a perfeição, de tensões e esforços que lhe são contrários.

0 projeto é harmonizar os três mundos:

 o mundo do alto (mental);

 o mundo do sentimento;

 o mundo de baixo (enraizamento vital),

Procura se portanto unificar esses três setores, e encontrar assim um melhor equilíbrio psicossomático, uma certa alegria de viver, uma livre circulação de energia[1] em um corpo relaxado. Trata se[2] ao mesmo tempo de uma autodefesa, de uma meditação em movimento, de uma técnica muito precisa de respiração e de sua integração à ação. Esta última se realiza em torno do verdadeiro centro de gravidade do corpo, ao nível do que os chineses chamam "tan tien" e os japoneses "Hara[3]", um pouco abaixo do umbigo.

No Taï Chi Chuan não existe imobilidade do corpo, assim como na natureza não existe rigidez na mudança[4]. Esta referência à natureza não remete a Rousseau; o Taï Chi Chuan refere se a uma analogia entre o microcosmo (o organismo humano) e o macrocosmo (o Universo), e pretende que essa analogia é baseada na realidade. 0 ditado: “comparar não é provar" vem refutar esse conceito na medida em que ele pretende assumir foros de verdade científica. Entretanto, parece me necessário analisar melhor o problema; talvez se deva admitir que, pelo menos para o adepto participante, essa analogia age de maneira não consciente. Em outras palavras, ela teria validade no plano epistemológico, mas não no plano do objeto de conhecimento. Sendo assim, harmonizar com a energia e a gravidade os três planos de nosso ser não teria conseqüências cósmicas, mas poderia ser válido em relação ao nosso conhecimento individual do mundo.

Em linhas gerais, os efeitos do Taï Chi Chuan são comparáveis aos da Hatha Ioga; Ch. Antoni[5] cita: sensação de bem estar físico, total relaxamento muscular, grande flexibilidade articular, melhor funcionamento endócrino e neurovegetativo (e portanto melhor estado de saúde), tranqüilidade e maior concentração mental. 0 conjunto das doenças que afetam ao mesmo tempo o corpo e o espírito poderia ser influenciado.

Além disso, o Taï Chi Chuan (como a Ioga correta), ao evitar (tomando impossível) a flutuação da consciência (pois impõe constante atenção ao exercício), é uma excelente escola de concentração descentração[6]. Dessa forma ele evita a angústia de despersonalização, e até mesmo alucinações e delírio.

0 Taï Chi Chuan implica consciência de cada movimento do corpo, em um total "aqui e agora". Porém ele evita a fixação rígida sobre o ato a ser realizado. Trata se de algo "que é necessário experimentar". Falar mais sobre ele seria um atrevimento.

 

2. 0 AÏ KI DO[7]

 

Esta arte marcial relativamente moderna assemelha se ao Taï Chi Chuan, no essencial e em muitos detalhes. Parece me porém menos "despojada", menos austera quanto aos seus, objetivos.

 

chapitre suivant Capitulo                   capitulo XIsuite



[1] Na índia, chama se Prana; na China “Chi”; no Japão “Ki”. Reich utiliza a palavra "Orgônio".

[2] Coletiva Taï Chi Chuan, Maloine, 1974.

[3] K. von DURKHEIM, Hara, centre vital de l’homme, La Colombe, Paris, 1964.

[4] YI KING, Le livre des transformations, Médicis, 1974.

[5] CH. ANTONI, Taï Chi Chuan, Epi, 1977.

[6] B. AURIOL, Yoga et Psychothérapie, Privat, 1977.

[7] Criado por Morihei Uyeshiba (por volta de 1900).

 

 

Google
  Web auriol.free.fr   


Psychosonique Yogathérapie Psychanalyse & Psychothérapie Dynamique des groupes Eléments Personnels

© Copyright Bernard AURIOL (email : )

26 Novembre 2002